Release: Cigarro – um adeus possível

Livro "Cigarro - Um Adeus Possível"

Livro “Cigarro – Um Adeus Possível”

Baseando-se na sua experiência como ex-fumante e no vasto conhecimento na área da psicologia, Flávio Gikovate mostra no livro Cigarro: um adeus possível, em quarta edição revista, que a dependência do cigarro é tão terrível quanto a que decorre do uso de drogas ilícitas. Embora nas últimas décadas os malefícios do fumo tenham sido comprovados cientificamente, são poucos os que conseguem largar o vício com facilidade. E os que, a custa de muito sacrifício, conseguem fazê-lo vêem-se a todo momento na iminência de voltar a fumar.

Segundo Gikovate, muito mais que adição química, o cigarro provoca dependência psicológica. A pessoa que fuma, ao ver-se sem seu “companheiro”, não sabe como agir, onde colocar as mãos, o que fazer com a boca. Sente falta do aconchego que o cigarro provoca, de seu efeito calmante ou estimulante. “Nem a dependência química nem a psicológica podem ser superadas sem dor. Qualquer tratamento para abandonar o vício impõe uma

boa dose sofrimento. Por isso, é tão importante se conscientizar de que se trata de uma empreitada difícil, que requer muita determinação”, explica.

Além de prejudicar o organismo – os fumantes têm muito mais chances de desenvolver doenças respiratórias, cardiovasculares e outros tipos de moléstia, como o câncer –, o cigarro acaba se tornando uma muleta, sem a qual o indivíduo não parece ter forças para viver. O maior problema na fase inicial do tratamento, segundo o psicoterapeuta, é a “fissura”, relacionada à dependência química. “De tempos em tempos vem um desejo lancinante de pegar o cigarro e inspirar a fumaça bem profundamente. É fato que o desejo passa de forma espontânea quando não se inala a fumaça com nicotina, mas a impressão é a de que o desconforto só passa fumando um cigarro”, diz Gikovate.

No livro, ele desvenda o ciclo de dependência em relação ao cigarro e mostra como é difícil parar de fumar. Porém, partindo de sua experiência pessoal e clínica, mostra que é possível largar o cigarro usando a racionalidade e o bom senso, por mais dolorido que seja o processo.

Não se trata de dicas milagrosas. Ao contrário, o método proposto pelo psicoterapeuta exige muita força de vontade e o uso constante da razão. Porém, Gikovate mostra que é possível romper com a dependência – desde que se esteja disposto a mergulhar nos verdadeiros motivos que levam alguém a viciar-se em qualquer objeto externo.

Destinada a fumantes e familiares e amigos de pessoas que fumam, a obra – sem fazer julgamentos morais ou prometer resultados impossíveis – oferece opções reais para quem quer deixar de fumar.

Ficha Técnica:

Título: Cigarro: um adeus impossível – 4ª edição revista
Autor: Flávio Gikovate
Editora: MG Editores
Preço: R$ 43,60
Páginas: 208
ISBN: 978-85-7255-059-8
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.mgeditores.com.br

Informações:

Ana Paula Alencar
(11) 4787-1322
(11) 9771-7336
imprensa@gruposummus.com.br
MSN: anapaulaalencar_1@hotmail.com
Sype: anapealencar
Twitter: @summus_imprensa

Compartilhe!