Release: Ensaios sobre o amor e a solidão

Livro "Ensaios sobre o amor e a solidão"

Livro “Ensaios sobre o amor e a solidão”

Temas como amor e solidão nunca se esgotam. São poucos, contudo, os que se arriscam a dar conotações muito diferentes daquelas com as quais já nos acostumamos. Flávio Gikovate dedicou boa parte da sua vida profissional a pesquisar o amor e a sexualidade e não tem receio de dizer: aquilo que convencionamos chamar de amor é, na verdade, uma armadilha; e a solidão é algo de que o ser humano necessita. Em Ensaios sobre amor e solidão (MG Editores), edição revista e atualizada, Gikovate propõe novas formas de relacionamento que implicam respeito por si próprio e pelo outro.

Gikovate se aprofunda no tema amor, mostrando suas diferentes roupagens – enamoramento, paixão, atração sexual – e como lidar com cada uma delas. Trata, também, do problema que aflige até os relacionamentos amorosos mais plenos: a possessividade. “O amor romântico é, talvez, o modo mais ciumento e possessivo de amar, apesar de ser uma adorável experiência e um ótimo remédio – paliativo – para nossa condição de desamparados”, diz.

Confundir as emoções relativas ao amor com dependência, competitividade e narcisismo é uma característica peculiar das relações entre homens e mulheres, segundo o autor. “Pessoas que respeitam a individualidade não podem ter mais interesse na fusão romântica. São inteiros e não metades que buscam se completar por meio do outro. Sabem que suas fraquezas e limitações têm de ser resolvidas internamente e esperam menos dos outros; são mais tolerantes para com eles e mais livres de seu julgamento”, afirma.

Gikovate, no entanto, não se limita a analisar e criticar o amor. Ele propõe uma nova forma de aliança íntima, inspirada na amizade profunda, com pessoas bem resolvidas em sua individualidade e, portanto, capazes de “mais do que amar”: “Pessoas que construíram seu eu podem se relacionar amorosamente de uma forma nova, que tenho chamado de ‘mais que amor’ e ‘+amor’, muito similar ao que acontece nas amizades. Vejo a amizade como um sentimento mais consistente do que o amor e não como um prêmio de consolação. Pessoas que construíram seu eu podem perfeitamente viver sozinhas e gostam muito de seu destino”.

No capítulo inteiro que Gikovate dedica ao tema solidão, ele demonstra quão desejável ela deve ser – seja a solidão temporária, para nos sabermos inteiros e não necessitarmos do outro para existir; seja como escolha, como estilo de vida que pode ser muito bom quando voluntário e livre da vergonha de viver só.

Ficha Técnica:

Título: Ensaios sobre o amor e a solidão
Autor: Flávio Gikovate
Editora: MG Editores
Preço: R$ 55,10
Páginas: 272
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.mgeditores.com.br

Informações:

Ana Paula Alencar
(11) 4787-1322
(11) 9771-7336
imprensa@gruposummus.com.br
MSN: anapaulaalencar_1@hotmail.com
Sype: anapealencar
Twitter: @summus_imprensa

Compartilhe!
  • carvalho

    há alguma diferença significativa entre essa e a 2ª edição?

  • flaviogikovate

    É o mesmo. Nunca foi reescrito. abraços

  • SOPHIA

    FICO FELIZ DE QUE NÃO TENHA SIDO REESCRITO,POIS NÃO HÁ NECESSIDADE DISTO;EU LI A SÉTIMA EDIÇÃO E RECOMENDO A TODOS;O LIVRO É JÁ PERFEITO.