Release: Gikovate participa da Feira do Livro de Lisboa

O psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovate embarca para Lisboa, Portugal, nesta semana. A convite da Embaixada do Brasil em Portugal, ele fará uma palestra no dia 8 de maio, sábado, às 15h, na 80ª edição da Feira do Livro de Lisboa. O bate-papo será uma síntese das reflexões de Gikovate sobre o amor publicada no livro Uma história do amor… Com final feliz (MG Editores). Na obra, ele apresenta uma proposta surpreendente acerca dessa questão: viver só, estabelecendo vínculos afetivos e eróticos mais superficiais; ou formar laços que respeitem a individualidade.

Desde o início da carreira, Gikovate dedica-se essencialmente ao trabalho de psicoterapeuta. Escrever foi uma forma de transferir conhecimento e ajudar pessoas a entrar num ciclo de evolução. Ele é conhecido por abordar de forma original, sem subtrair a importância teórica do seu trabalho, as questões e problemas que afligem os relacionamentos pessoais e interpessoais.

E faz isso com muito prazer. Em 1977, foi convidado pela revista Capricho para escrever sobre sexo e amor. Seu primeiro artigo, no auge do lema sexo, drogas e rock’n’roll, ele já separava sexo de amor. Em 1979, ele deu uma entrevista de 11 páginas para a revista Playboy, ao então jornalista Ruy Castro. A reportagem estarreceu muita gente. De 1980 a 1984, assinou uma coluna semanal sobre comportamento no jornal Folha de S.Paulo, e de 1987 a 1999, uma página mensal na revista Claudia.

As questões sobre sexualidade e amor sempre atraíram Gikovate. Por isso, foi um dos pioneiros no Brasil a publicar trabalhos nessas áreas. Seu primeiro livro, lançado em 1975, é um clássico. E nesses mais de 31 anos de vida como escritor, a sua maior preocupação é manter a coerência de pensamento e de argumentação.

“Eu escrevo o que vivo na prática. E não há melhor material de observação do que o comportamento das pessoas. Não invento fórmulas. Meu objetivo é levar conhecimento, com base em anos de experiência e estudos. Se isso é auto-ajuda, então escrevo livros de auto-ajuda. Não tenho medo de rótulos. O meu respaldo não é acadêmico. Ele vem do público, que compra os meus livros e gosta do que lê”, afirma.

Serviço

Palestra com Flávio Gikovate
Data: 8 de maio (sábado)
Hora: 15h
Local: Feira do Livro de Lisboa – AUDITÓRIO APEL
Endereço: Parque Eduardo VII – Lisboa, Portugal
Informações: www.feiradolivrodelisboa.pt

Mais informações com Ana Paula Alencar

11-4787-1322
11-9771-7336
Email: imprensa@gruposummus.com.br
MSN: anapaulaalencar_1@hotmail.com
Skype: anapealencar
Twitter: @summus_imprensa

Compartilhe!