Muitos homens têm medo de mulheres fortes

Por em 13/07/2015

A grande maioria dos homens só se sente confortável ao lado de uma mulher que eles consideram mais fracas – ou menos – do que eles. Os critérios para esta avaliação são subjetivos e dependem da hierarquia de cada um.

A maioria gosta de ter controle financeiro sobre as suas mulheres, condição na qual sentem menos medo de serem abandonados. Muitos gostam de se sentir mais inteligentes, mais preparados e cultos, afora, é claro, a superioridade física.

Talvez por isso tenham podido, no passado, defender a tese da superioridade intelectual masculina: cada um escolhia uma mulher que lhe parecia portadora de poucos dotes. As mais qualificadas sempre tiveram mais dificuldade de encontrar um par!

É importante buscarmos uma hipótese explicativa para a insistência neste critério de escolha de cima para baixo.

O fato relevante é que quando este critério não for preenchido e a mulher se mostrar mais bem dotada intelectualmente e também mais bem sucedida profissionalmente, boa parte dos seus parceiros experimentarão uma dramática inibição da sexualidade. Isso foi registrado por Freud (1912): os homens só têm pleno desempenho sexual diante de mulheres que eles consideram inferiores a eles. Trata a questão como um fato biológico definitivo.

Hoje podemos ver isso com mais clareza. O bloqueio sexual realmente existe justamente nos homens que mais respeitam e valorizam as mulheres; costuma ser difícil de ser revertido, mas não é impossível, o que derruba a hipótese biológica.

Tenho pensado assim: os homens são muito fascinados pela aparência física das mulheres. Sentem forte desejo em decorrência dos estímulos visuais que elas provocam. Percebem que não são desejados da mesma forma como desejam e isso os deixa em condição de inferioridade. Tentam equilibrar esta “conta” se sentindo superiores em outros setores, especialmente naqueles que as mulheres valorizam mais.

Avaliam, pois, a beleza feminina como uma grande vantagem que terá que ser superada pelas suas “prendas”.

Podemos dizer que o “erro” de julgamento é diretamente proporcional à beleza feminina. Assim, as mais lindas – e se ainda forem inteligentes e ricas – serão as que mais “espantarão” os homens. Triste destino para todos.

A esperança vem dos jovens, pois eles começam a avaliar tudo isso de uma outra maneira.

Compartilhe!
  • Adriana

    Gostei muito do texto e seria interessante que o senhor discutisse esse problema atual mais a fundo. Dr. Flávio Gikovate, o que seria uma mulher forte? Pelo o que o senhor descreve, parece que a questão é irremediável já que se trata de uma dificuldade inerente à natureza do homem. É isso mesmo? Se não, quais as características do homem que não teria medo dessa mulher?

    • flaviogikovate

      Olá, Adriana,
      para se aprofundar no assunto, sugiro a leitura do meu livro SEXO.
      abraços
      Flávio

  • O Verdadeiro

    Pura besteira. O que se passa na alma masculina é outra coisa.
    Os homens sentem atração pela delicadeza e repulsa pelo seu oposto. As tais mulheres fortes não apresentam atrativo algum, são repulsivas sexualmente, pois o que atrai o macho são justamente as características que elas não possuem. A fragilidade, a delicadeza, a fineza e características similares são altamente atraentes ao sexo masculino justamente por serem o seu contrário, isto é, por serem características tipicamente femininas.
    O autor deste texto é, claramente, um adepto do manginismo, daqueles que condenam os instintos naturais dos machos predadores que, justamente por serem aguerridos e dominadores, protegeram as fêmeas e suas proles desde a pré-história, muitas vezes com a própria vida. Sendo assim, é claro que nós, os machões, merecemos como recompensa aquilo que nos falta e que só as mulheres de verdade possuem.

    • Marlucia

      com perdão da palavra! você transmitiu o mesmo tipo de pensamento que o autor do texto!

      • Marianne Barbosa

        O cada acabou confirmando mesmo !

      • Luciano

        Mas um expressa um base cultural e o outro uma base puramente biológica.

    • iza

      Falou uma besta quadrada. O cara é um Doutor na área e não uma pouca merda que vive de achismo, e pau mandado de regras ditadas por pessoa acéfalas. Falou toda a verdade, mesmo que as mulheres sejam muito feminina, somente pelo fato de serem mais bem sucedidas os homens não querem, pq se sentiram inferiores, mimimi é o homem que tem que ser provedor do lar.

      O cara machista , é foda, pode ser o mais desgraçado, mora na roça, passa fome, ganhar salario minimo para sustentar 10 filho, mais vai fica falando que mulher dele não precisa trabalhar que o homem é provedor da casa e mulher não tem que ajudar nas finanças. Conclusão: Nasce pobre e morrerá pobre a vida toda.

      Ainda bem que essa é um outra geração e homens machista assim estão entrando em extinção. 🙂

      • romulo barreto

        Machismo é uma coisa; sexismo é outra.
        reconheço a diferença entre os sexos/gêneros… podem me chamar de sexista, tou nem aí, kkkkkkkkkkk

    • Liz

      Eu me considero uma mulher forte e não deixo a desejar em nada na feminilidade,meus companheiros sempre me elogiaram por ser forte e manter o foco e justamente os que perceberam isso foram os que quiseram seguir com a relação a um nivel mais sério.

    • romulo barreto

      Tirando a parte pseudocientífica do macho alfa, de acordo… a delicadeza feminina é fascinante…

    • M Barbosa

      Vc não é machão.
      Uma mulher pode ser forte e mesmo assim demonstrar fragilidade e delicadeza, uma coisa nunca impediu a outra, e não moramos mais em savanas africanas.
      E existe algo chamado: fêmea alfa.

  • Ludo Final

    Medo? Mulher forte não me atrai. Simples assim. O que me atrai basicamente são 3 itens: Bonita, baixinha e o jeito único.

  • Jenny

    Concordo com o autor do texto. Confirmei com o meu ex. Ele teve alguns probleminhas na hora do sexo e eu me sentía uma bela merda, até q ele se abriu um día e disse q o fato dele estar sem emprego deixava ele muito inseguro. Ele falava q tinha muito medo de me perder pra outra pessoa ou eu enjoar dele.
    Eu sempre fui muito batalhadora, corrí atrás de trabalho, desafíos e pessoas. Aprendí que quem quer consegue. Pena q nem todo mundo é assim, tem muitas pessoas acomodadas que nao fazem nada por mudar a situaçao.
    Mulheres fortes assustam os homens! Elea sentem uma enooorme responsabilidade de nos satisfazer. E nós mulheres queremos homens mais machos que a gente (literalmente).

    • christiano moneró

      Todo homem sabe que Mulher hétero Jamais se interessa por homens
      inferiores a ela, seja em altura (sim – a maioria dos casais o homem é
      mto maior que ela), em status social, em porte físico e outros aspectos
      incluindo o intelectual…..

      Então….os homens não têm “medo” ….

      O Homem sabe que mesmo que ele consiga uma destas, ela não será fiel – pela Hipergamia feminina pelo macho alpha

      Podem ver : a gorda odeia o gordo, a baixinha odeia um baixinho, a pobre odeia um pobre, etc…..

      existe sim uma baita HIERARQUIA SEXUAL E QUE POUCOS SÃO SENSATOS EM VER E DISCUTIR ISSO SEM HIPOCRISIA

    • Bianca Dantas Silva

      Apenas busque sua felicidade

  • Tulsa OK

    homem gosta de mulher que demonstra medo, insegurança carencia etc, quando eu fazia trabalhos arduos ou não me importava em fazer coisas que maioria das mulheres não conseguiriam ou fariam, percebi que os homens me olhavam como se eu fosse um homem por dentro. Fui morar numa cidade sozinha sem conhecer ninguem, nunca me importei em estar mais parte do tempo sozinha, não sou muito de sentir medo das coisas ou de ter frescuras. Acho que deve ser dificil mesmo pra um homem conviver com uma mulher que não demonstra fragilidade e não exige paparicos. as vezes até acho que eu não pareço muito ter alma de mulher, mas acho que sou assim porque meus pais me deixaram na casa de parentes quando tinha 8 anos, fui criada igual um bicho, fazendo trabalho pesado e se reclamasse de algo apanhava igual a animal, sofri todo tipo de tortura psicologica na infancia…Não sei, so acho que mulheres como eu pareçam ser muito ameaçadoras para o ego masculino. Mas espero que um dia eu encontre meu principe encantado que me aceite como sou.

  • vanessa silva vaz

    É incrivel como os homens tentam negar que sentem medo e que ficam “sem ação” diante uma mulher poderosa, enquanto ao mesmo tempo reafirmam que preferem mulheres baixinhas, frágeis e bla bla bla. Se não tem medo, porque se atem a procurar mulheres que são “inferiores”? A linearidade do pensamento masculino as vezes que instiga a pensar se é um conceito meramente cultural ou biológico.

    • christiano moneró

      Todo homem sabe que Mulher hétero Jamais se interessa por homens
      inferiores a ela, seja em altura (sim – a maioria dos casais o homem é
      mto maior que ela), em status social, em porte físico e outros aspectos
      incluindo o intelectual…..

      Então….os homens não têm “medo” ….

      O Homem sabe que mesmo que ele consiga uma destas, ela não será fiel – pela Hipergamia feminina pelo macho alpha

      Podem ver : a gorda odeia o gordo, a baixinha odeia um baixinho, a pobre odeia um pobre, etc…..

      existe sim uma baita HIERARQUIA SEXUAL E QUE POUCOS SÃO SENSATOS EM VER E DISCUTIR ISSO SEM HIPOCRISIA

      Simples assim

    • Ivete Sangalo é um bom exemplo de mulher poderosa. E por isso mesmo é sempre apedrejada, recebe inúmeras críticas e insinuações (adoram chamar ela de lésbica, por exemplo…) Enfim, uma mulher dessas não é pra qualquer um. Eu adoro….

  • christiano moneró

    Em parte ele está certo…
    O pequeno erro foi analisar apenas sobre a ótica masculina e não da feminina
    Todo homem sabe que Mulher hétero Jamais se interessa por homens infeiores a ela, seja em altura (sim – a maioria dos casais o homem é mto maior que ela), em status social, em porte físico e outros aspectos incluindo o intelectual…..

    Então….os homens não têm “medo” ….

    O Homem sabe que mesmo que ele consiga uma destas, ela não será fiel – pela Hipergamia feminina pelo macho alpha

    Podem ver : a gorda odeia o gordo, a baixinha odeia um baixinho, a pobre odeia um pobre, etc…..

    existe sim uma baita HIERARQUIA SEXUAL E QUE POUCOS SÃO SENSATOS EM VER E DISCUTIR ISSO SEM HIPOCRISIA

    Simples assim

    • M Barbosa

      Mulher não se interessa por homem inferior a ela ?
      Como vc sabe ? Pode me passar a fonte.

      • romulo barreto

        Não há fontes pois tal processo é inconsciente… nem as mulheres se dão conta…

      • Eliana

        …MULher hétero…sabemos que nem todas são…

  • Bianca Dantas Silva

    Isso não traz felicidade

  • Roberto Batista

    Perfeito traduziu a alma masculina como poucos que já li, em um casamento quem tem mais medo de ser abandonado é o homem, mas vamos morrer negando rs, mas as estatistas de homicídio após separações estão aí para provar.

  • Trance .

    Vamos ao ponto, as mulheres tem uma gama de homens afins delas, só que a maioria desses homens são inferiores, financeiramente ou academicamente, elas, os rejeitam por considerar ”não apto” a um relacionamento sério…. Elas são vão mirar para os cima ………>> quando percebem que essas homens que estão no mesma patamar ou maior do que os dela, já escolheram suas esposas digamos mais abaixo financeiramente que os deles, ( A grande maioria dos Homens não importa para status social ou condição financeira da parceira, já as mulheres sim )… Então se está com dificuldades de se relacionar com esses homens de cima, vai para os de baixo, se não quiserem, logo as mulheres tem medo de homens inferiores a elas. Deixa de hipocrisia, vocês sabem que esse é o ponto central ignorados por todos que tocam nesse assunto.