Nota sobre o falecimento do Dr. Flávio Gikovate

Por em 15/10/2016

Dr. Flávio Gikovate no jardim de seu consultório.

A história do psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovate não acaba aqui. Suas ideias, projetos, livros, vídeos, artigos vão permanecer para além de sua existência.

Estamos de luto sim, porém firmes no propósito de continuar levando seus ensinamentos adiante, usando seu imenso acervo, como era o seu desejo.

Faremos uma pausa nesse fim de semana, mas na segunda-feira retomaremos os posts nas redes sociais e os projetos em andamento. Essa é a melhor homenagem que poderíamos fazer.

Agradecemos as incontáveis mensagens de apoio e as manifestações de carinho. Elas só reforçam a convicção de que temos de continuar.

Compartilhe!
  • Fernanda Maria Akiquite

    Perda irreparável! Sinto demais.

  • Flávia Iasbeck

    Pessoal, que alívio!! Agradeço muito por continuarem com o perfil do Dr. Flávio, com o site… a perda dele me doeu como se fosse alguém da minha família. Concordo com vcs: seguir com as postagens é um modo de perpetuar a existência e a rara sabedoria dele! Felicidades a todos ♥

  • Luciana Mariano

    Meus sentimentos a todos que viviam próximos ao Dr. Flávio. Apesar de triste fico muito agradecida por vocês continuarem compartilhando o resultado de tantos anos de trabalho. Obrigada.

  • Nirava

    Inestimável !
    Gratidão E desejo que seus caminhos , seja dimensão que seja, O acolhem em Luz e Amor

  • Paulo Cesar Domenici

    Gratidão! Tenho muitos professores que não sabem que fui e sou seu aluno… Ele foi um deles… Nessas ocasiões lembro sempre de Sry Aurobindo: “Não existe um fim sem que exista um começo junto “… Ou seja, o fim de alguma coisa será sempre o começo de outra, a vida continua, vibrante e pulsante, sempre! Isso não é crença, é constatação que uns já tem e outros um dia, inevitavelmente terão… Obrigado professor… Perdemos nós que ainda estamos aqui, mas com certeza, em outras dimensões outros estarão ganhando com sua presença e você poderá continuar estudando de forma mais livre ainda, a complexidade da alma e do comportamento humano… Assim que puder e estiver recuperado da passagem, continue mandando de vez em quando para nós que ainda estamos aqui, aqueles insights legais, que nos ajuda a sermos mais compreensivos e tolerantes com o próximo… Obrigado…

  • MxlBR

    O mundo físico perde uma mente brilhante, que sempre buscou semear conhecimento, deixando, assim, o seu maior legado. R.i.p.

  • Alexandre Slhessarenko

    Saudade! Ceci e Amanda, recebam meu abraço carinhoso.
    Beto (Alexandre Slhessarenko)

  • Joel Fazolin

    Meus sentimentos a toda a família.

  • FrankCastiglione

    Meus sentimentos. Para mim, foi muito inesperada a partida do Dr. Gikovate, por conta de sua rotina bem ativa de disponibilização de conteúdos (não estava sabendo da doença). Deixo meus agradecimentos ao Dr. por tudo que ele fez e a você(s) que estão fazendo a curadoria do material que ele deixou. Tenho certeza de que, se as pessoas prestarem atenção nas mensagens deixadas por ele, as próprias pessoas e, consequentemente, a sociedade irão mudar para melhor.

  • Marcela

    Meus pêsames por este grande profissional. Eu e minha família acompanhávamos o programa na rádio aos domingos e gostávamos muito. Ele tinha sempre um ponto de vista coerente que nem sempre era óbvio pra gente.

  • Genival Cirilo

    Dr. Flávio Gikovate, o homem mais justo que vi passar pela Terra, coerência e honestidade faziam parte do seu caráter, nos deixou um legado em seus textos, sinceridade, seriedade, serenidade estavam presente em seu ser, trabalhou muito, trabalho árduo, verticalizou o conhecimento humano, humano foi e, será eterno para as próximas gerações para quem se interessa por indagações, uma fonte assim inesgotável e profunda tem que ser bebível à todo momento, sede de autoconhecimento, sede de mudança, sede de dúvidas, sede de boa literatura, essa sim foi sua marca maior e melhor, conteúdo e forma empreguinados de honestidade intelectual. Não cabendo adjetivos para mensurar tamanho feito, foi um grande homem que na sua simplicidade passou por poucas e boas e mesmo assim levantou a poeira e sempre dava a volta por cima. Cabe a nós(eu) continuar acreditando em dias melhores, refletindo sobre os desdobramentos e reagindo de maneira mais justa… “Temos que crer e querer demais, Ouvir o grito que vem de dentro, Mergulhar na essência da alma, Se banhar na água vermelha que pulsa na veia”. Dr. Flávio Gikovate é “apenas” um médico-psiquiatra, mas sua falta como dói.

    Genival Cirilo