Como ser feliz

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Os cientistas comportamentais passaram muito tempo estudando o que nos faz felizes (e o que não nos faz). Sabemos que a felicidade pode prever a saúde e a longevidade, e as escalas de felicidade podem ser usadas para medir o progresso social e o sucesso das políticas públicas. Mas a felicidade não é algo que simplesmente acontece com você. Todos têm o poder de fazer pequenas mudanças em nosso comportamento, nosso entorno e nossos relacionamentos que podem nos ajudar a nos colocar no rumo de uma vida mais feliz.

Mente

A felicidade muitas vezes vem de dentro. Aprenda a domar os pensamentos negativos e aborde todos os dias com otimismo.

Conquiste o pensamento negativo

Todos os humanos tendem a ser um pouco mais parecidos com Bisonho do que com Tigrão, a ruminar mais experiências ruins do que positivas. É uma adaptação evolutiva – aprender demais com as situações perigosas ou dolorosas que encontramos ao longo da vida (bullying, trauma, traição) nos ajuda a evitá-las no futuro e a reagir rapidamente em uma crise.

Mas isso significa que você tem que trabalhar um pouco mais para treinar seu cérebro para vencer os pensamentos negativos. Veja como:

Não tente parar os pensamentos negativos. Dizer a si mesmo “tenho que parar de pensar nisso” só faz você pensar mais sobre isso. Em vez disso, assuma suas preocupações. Quando você estiver em um ciclo negativo, reconheça-o. “Estou preocupado com dinheiro.” “Estou obcecado com problemas no trabalho.”

Trate-se como um amigo. Quando você estiver se sentindo negativo em relação a si mesmo, pergunte a si mesmo que conselho você daria a uma amiga que estava mal consigo mesma. Agora tente aplicar esse conselho a você.

Desafie seus pensamentos negativos. O questionamento socrático é o processo de desafiar e mudar pensamentos irracionais. Estudos mostram que este método pode reduzir os sintomas de depressão. O objetivo é levá-lo de uma mentalidade negativa (“Eu sou um fracasso.”) para uma mais positiva (“Eu tive muito sucesso na minha carreira. Este é apenas um revés que não reflete Eu posso aprender com isso e ser melhor.”) Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode fazer a si mesmo para desafiar o pensamento negativo.

Primeiro, anote seu pensamento negativo, como “Estou tendo problemas no trabalho e estou questionando minhas habilidades”.

Então pergunte a si mesmo: “Qual é a evidência para esse pensamento?”
“Estou baseando isso em fatos? Ou sentimentos?”
“Eu poderia estar interpretando mal a situação?”
“Como outras pessoas podem ver a situação de forma diferente?
“Como eu poderia ver essa situação se acontecesse com outra pessoa?”
Conclusão: o pensamento negativo acontece com todos nós, mas se o reconhecermos e desafiarmos esse pensamento, estaremos dando um grande passo em direção a uma vida mais feliz.

Respiração Controlada
A ciência está apenas começando a fornecer evidências de que os benefícios dessa prática antiga são reais. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade, insônia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e transtorno de déficit de atenção. Durante séculos, os iogues usaram o controle da respiração, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Buda defendia a meditação da respiração como uma forma de alcançar a iluminação.

Mexa-se
Quando as pessoas se levantam e se movem, mesmo que um pouco, tendem a ser mais felizes do que quando estão paradas. Um estudo que rastreou o movimento e o humor de usuários de celulares descobriu que as pessoas relataram mais felicidade se estivessem se movendo nos últimos 15 minutos do que quando estavam sentadas ou deitadas. Na maioria das vezes não era uma atividade rigorosa, mas apenas uma caminhada suave que os deixava de bom humor. Claro, não sabemos se a mudança faz você feliz ou se as pessoas felizes apenas se movem mais, mas sabemos que mais atividade anda de mãos dadas com melhor saúde e maior felicidade.

Pratique o otimismo
O otimismo é em parte genético, em parte aprendido. Mesmo se você nasceu em uma família de Guses sombrios, ainda pode encontrar seu raio de sol interior. Otimismo não significa ignorar a realidade de uma situação terrível. Após uma perda de emprego, por exemplo, muitas pessoas podem se sentir derrotadas e pensar: “Nunca vou me recuperar disso”. Um otimista reconheceria o desafio de uma maneira mais esperançosa, dizendo: “Isso vai ser difícil, mas é uma chance de repensar meus objetivos de vida e encontrar um trabalho que realmente me faça feliz”.

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